Em meio ao escândalo de vazamento de dados com a Cambridge Analytica, o Facebook anunciou nesta terça-feira (10) um programa de recompensa a usuários que denunciarem apps responsáveis por mau uso de informações pessoais dentro da plataforma. Quem denunciar e comprovar problemas receberá pagamentos a partir de US$ 500 (R$ 1.700 aproximadamente, na cotação atual consultada no site do Banco Central), mas que pode aumentar conforme o tamanho da denúncia.
São passíveis de denúncia aplicativos instalados “dentro da plataforma do Facebook que coletam e transferiram dados das pessoas a terceiros que os venderão, roubarão ou usarão para golpes ou influência política”, disse um comunicado da empresa.
Para definir as recompensas, o Facebook usará os critérios Impacto do Abuso; Alcance da Exposição dos Dados e Número de Afetados (ao menos 10 mil pessoas). Será necessário enviar provas dá má conduta, como informações pessoais identificáveis ou nomes das empresas terceiras que usariam os dados adquiridos.
Caso descoberta má conduta a partir das denúncias, o aplicativo que a cometeu será apagado da plataforma e todos os usuários que o tiverem baixado serão avisados do problema.
Via InfoMoney