Search
Close this search box.

Confiança empresarial diminui em abril, aponta FGV

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,4 ponto em abril, para 93,4 pontos, retornando ao patamar de dezembro de 2017. Pela métrica de médias móveis trimestrais, o índice também caiu (-0,4 ponto), após sete altas consecutivas.
“A queda da confiança empresarial em abril parece refletir certo desapontamento do setor produtivo com o ritmo lento de atividade neste início de ano e o aumento de incertezas com a entrada do período eleitoral no radar das expectativas”, nota Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas da FGV. “A boa notícia é que os indicadores que medem a percepção sobre a situação atual continuaram subindo no mês, sinalizando que a economia continua na fase de recuperação gradual.”

Em abril, o subíndice da Situação Atual (ISA-E) subiu 0,2 ponto, para 90,6 pontos, na 16ª alta consecutiva do indicador. Já o Índice de Expectativas (IE-E) diminuiu 1,2 ponto, para 98,6 pontos, após ficar dois meses estável.

No quarto mês de 2018, a confiança recuou em todos os setores, com destaque aos setores da Indústria e Serviços, que contribuíram com 69% e 23% para a queda do índice de confiança, respectivamente.
O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Rolar para o topo
Posso ajudar?