A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou na semana passada o boletim de monitoramento de reclamações de consumidores no
primeiro trimestre de 2018. Foram formalizadas 5.801 reclamações contra prestadoras de serviços aéreos ao longo do período.
As manifestações apontam as principais queixas dos passageiros em relação aos serviços prestados pela Avianca, Azul, Gol, Latam, Map, Passaredo, Aeromexico, Air France, KLM, Lufthansa, Swiss, Tap e Turkish Airlines. Juntas, essas empresas responderam por 90,7% do total de passageiros pagos transportados no mercado doméstico e internacional no primeiro trimestre, o que equivale a 26,6 milhões de passageiros.
Considerando a taxa de reclamações a cada 100 mil passageiros, a Latam teve o pior desempenho registrado. Foram 2480 reclamações no período, 29 a cada 100 mil pagantes. Em segundo lugar veio a Avianca, com 28 reclamações a cada 100 mil passageiros, ou 900 no total.
No primeiro trimestre, de acordo com o boletim, reclamações contra valores e regras do contrato de transporte são o tema com o maior número de queixas na plataforma, com 935, o que equivale a 16,12% do total. O item transporte de bagagem é o segundo mais reclamado, com 792 manifestações, ou 13,65% das queixas, seguido por execução do voo, com 760 registros (13,10%).
Confira o ranking:
Via Infomoney