FGV vê alta de 0,3% no PIB em novembro

A economia cresceu apenas 0,3% em novembro de 2018 ante outubro do ano passado, com ajuste sazonal, segundo o Monitor do PIB, calculado pela FGV. Também foi detectada alta de 0,3% no trimestre encerrado em novembro, ante o finalizado em outubro.

As taxas pequenas e próximas a zero sinalizam continuidade na retomada da economia, mas em ritmo ainda muito lento e gradual, alertou Juliana Carvalho da Cunha, pesquisadora da FGV. Para ela, só com a recuperação de setores intensivos em emprego, como construção por exemplo, a atividade poderia se recuperar mais depressa.

Na comparação com novembro de 2017, a economia cresceu 1,5% em novembro de 2018. No trimestre finalizado em novembro do ano passado, ante igual período em 2017, a atividade subiu 1,4%. Juliana disse que, ao se fazer média mensal de crescimento do PIB, em período de cinco meses finalizado em novembro de 2018, a atividade econômica teria crescido a um ritmo menor, de 0,1% ao mês. Em comunicado, Claudio Considera, coordenador da pesquisa, ressaltou a falta de fôlego da economia até novembro e atribuiu ao forte desequilíbrio fiscal e à necessidade de reformas.

O que tem ajudado a manter a economia em recuperação, ainda que lenta, é o consumo das famílias – que mostrou alta de 2% em novembro ante novembro de 2017. No trimestre finalizado em novembro, a FGV apurou alta de 1,6% ante igual trimestre em 2017.

Já pelo lado da oferta, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) mostrou alta de 3,7% em novembro em relação a novembro de 2017, com avanço de 2,6% no trimestre encerrado em novembro ante igual período em 2017.

 

                                                                                                          Via Valor Econômico

Comentários

Posts relacionados